Cintra, Quinta de Monserrate

Cintra, Quinta de Monserrate
 
Aguarela sobre papel
58 x 45 cm
     Na paisagem que se alonga no sentido da horizontalidade, o renque de árvores de um verde aquecido com ténues toques acastanhados, em que sobressaem, esporadicamente, breves manchas mais claras, reveste-se de uma marcada dominância face aos outros elementos da composição. Apenas duas árvores introduzem uma leve notação de verticalidade, sobressaindo do restante maciço vegetal.
     Uma luminosidade difusa inunda a paisagem. Laivos azuis levemente tocados de uma tonalidade esverdeada sobressaem através do esbranquiçado compacto das nuvens de formas caprichosas, num céu que ocupa mais de dois terços da composição, contribuindo para sugerir a grandiosidade que se desprende deste espaço.
     A presença humana representada pelo pastor numa atitude de serenidade, junto à manada, estabelece pelas suas diminutas proporções um contraste flagrante, com a amplidão da paisagem que o olhar abarca ininterruptamente até à linha do horizonte. A sombra ligeira que se alonga no caminho em perspectiva, contrapõe-se à imensa claridade que inunda os campos e à zona luminosa do céu.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005
 
◄ Voltar para:     Mundo rural     Glossário