Retrato da esposa do artista:
Maria da Assunção Carvalho Forte
Aguarela sobre papel
71,5 x 46 cm
1891
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Roque Gameiro era ainda muito jovem quando pintou o retrato da esposa, mas já é notório o seu talento em caracterizar psicologicamente o modelo através da expressão do olhar, da boca e de outros pormenores fisionómicos.
A jovem senhora apresenta-se de pé, quase de corpo inteiro, numa pose a três quartos, tendo como pano de fundo um reposteiro que encobre quase totalmente a porta, numa perspectiva que dá profundidade ao quadro. A configuração do traje que a figura enverga, em suaves matizes de lilás e castanho claro, marca a esbelteza da cintura e do busto. Todavia, é na expressividade do rosto que o pintor capta toda a doçura e gentileza que caracterizaram o seu comportamento ao longo da vida. Os cabelos em suaves caracóis acentuam o oval do rosto e suavizam as feições. O olhar é vivo, mas terno e a boca expressa uma calma doçura, embora reflicta uma certa determinação.
O drapeado do vestido repete-se em idêntica configuração no reposteiro, criando efeitos de volume em simetrias paralelas.
Predomina uma gama cromática sem contrastes acentuados, numa harmonia tonal, como se o artista pretendesse acentuar a suavidade que se desprende do modelo criando uma atmosfera envolvente de doce luminosidade.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005