Habitações rurais
Aguarela sobre papel
|
Nas composições sobre temática rural, o pintor atribuiu especial atenção à paisagem dos nossos campos, às figuras rústicas, atentando reiteradamente no tipo de habitação característico da região observada.
Compreende-se, por isso, a sedução que nele exerceu este recanto de aldeia que se reveste de subtil atractivo. Nele podem consubstanciar-se dois tipos de leitura: a simples reprodução de um belo exemplar de arquitectura nortenha e de uma casa quase em ruínas, entre as quais se estabelece uma clara oposição tonal; mas, podemos ainda olhar para além do aspecto material das coisas e vermos nesse espaço, a projecção metafórica de dois aspectos ligados à existência e que, por vezes, despertam a indefinível melancolia associada à ideia da deterioração física, pelas conotações que implica.
A habitação, de traça tipicamente portuguesa, elemento condicionante da leitura do quadro, estabelece flagrante contraste com o casebre que lhe fica fronteiro, zebrado de manchas provocadas pelos anos e pelas intempéries. E, ainda que aquela apresente marcas visíveis de envelhecimento que diluíram a pintura, transformando o primitivo vermelho vibrante numa tonalidade rosada, nela não se verificam vestígios de decadência. Pelo contrário, o belo painel de azulejos com a imagem da Crucificação, além de elemento ornamental, torna-se um motivo simbólico, veiculando a ideia de religiosidade e de esperança de vida. De igual modo, a figura feminina que se encontra no alpendre, e que aparenta dirigir-se ao camponês, no plano inferior junto dos degraus, completa a imagem do dinamismo inerente à existência, em oposição à sensação de ruína que se desprende da casa meia decrépita. Sobre o portão armoriado eleva-se um ramo de videira, o que implicitamente vem reforçar a concepção da pujança vegetal.
O aguarelista estruturou, cromaticamente, toda a imagem em tonalidades que evidenciam a oposição entre os elementos da composição, reforçada, ainda, pelos valores que estabelecem as acentuadas diferenciações entre os planos de luz e de sombra.
Maria Lucília Abreu
in A Aguarela na Arte Portuguesa, ACD Editores, 2008
◄ Voltar para: Mundo rural Glossário