Habitações rurais

Habitações rurais
 
Aguarela sobre papel
  
     Nas composições sobre temática rural, o pintor atribuiu especial atenção à paisagem dos nossos campos, às figuras rústicas, atentando reiteradamente no tipo de habitação característico da região observada.
     Compreende-se, por isso, a sedução que nele exerceu este recanto de aldeia que se reveste de subtil atractivo. Nele podem consubstanciar-se dois tipos de leitura: a simples reprodução de um belo exemplar de arquitectura nortenha e de uma casa quase em ruínas, entre as quais se estabelece uma clara oposição tonal; mas, podemos ainda olhar para além do aspecto material das coisas e vermos nesse espaço, a projecção metafórica de dois as­pectos ligados à existência e que, por vezes, despertam a indefinível melancolia associada à ideia da deterioração física, pelas conotações que implica.
     A habitação, de traça tipicamente portuguesa, elemento condicionante da leitura do quadro, estabelece flagrante contraste com o casebre que lhe fica fronteiro, zebrado de man­chas provocadas pelos anos e pelas intempéries. E, ainda que aquela apresente marcas visí­veis de envelhecimento que diluíram a pintura, transformando o primitivo vermelho vi­brante numa tonalidade rosada, nela não se verificam vestígios de decadência. Pelo contrá­rio, o belo painel de azulejos com a imagem da Crucificação, além de elemento ornamental, torna-se um motivo simbólico, veiculando a ideia de religiosidade e de esperança de vida. De igual modo, a figura feminina que se encontra no alpendre, e que aparenta dirigir-se ao camponês, no plano inferior junto dos degraus, completa a imagem do dinamismo inerente à existência, em oposição à sensação de ruína que se desprende da casa meia decrépita. Sobre o portão armoriado eleva-se um ramo de videira, o que implicitamente vem reforçar a concepção da pujança vegetal.
     O aguarelista estruturou, cromaticamente, toda a imagem em tonalidades que evi­denciam a oposição entre os elementos da composição, reforçada, ainda, pelos valores que estabelecem as acentuadas diferenciações entre os planos de luz e de sombra.
Maria Lucília Abreu
in A Aguarela na Arte Portuguesa, ACD Editores, 2008
 
◄ Voltar para:     Mundo rural     Glossário