Rocha Sul da Praia Grande

Rocha Sul da Praia Grande
Aguarela
50,5 x 38,5 cm
Imagem obtida AQUI
Ver em
Rocha Sul da Praia Grande
Aguarela
50,5 x 38,5 cm
 
     Este afloramento apresenta uma estrutura geológica que se desenvolve num sentido de acentuada verticalidade. As formas descarnadas dos gigantescos rochedos ocupam mais de três quartos da composição, em posição frontal e lateral. A abertura que eles apresentam, atenua a densidade desta massa rochosa e permite que o olhar se projecte até à linha do horizonte, para lá da estreita parcela de mar de um azul transparente, apenas perturbada pela ondulação. A impetuosidade da precedente maré cheia deixou visíveis marcas no areal, numa multiplicidade de reduzidas depressões onde ainda permanecem vestígios de água, reflectindo o céu, em transparências luminosas.
     As reduzidas dimensões das duas figuras masculinas, situadas em planos diferentes, permitem destacar, por contraste, a desmedida altura dos altos penhascos.
     O plano horizontal do mar tende a amenizar ligeiramente a elevada perspectiva vertical a que os rochedos obedecem. O breve apontamento da pequena rocha à direita acentua, de igual modo, essa compensação.
     Dominada geometricamente por uma certa agressividade de formas, a composição encontra um ponto de equilíbrio na economia cromática em que os valores tonais surgem expressivamente atenuados.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005
◄ Voltar para:     Orla marítima     Glossário