Torre de Belém

Torre de Belém
 
Aguarela sobre papel
39 x 47 cm
     Excluindo um breve apontamento do espaço adjacente, do qual se salienta, entre outros, um pormenor do Forte do Bom Sucesso, esta imagem da Torre de Belém inscreve-se na quase totalidade da composição.
     Estabelece-se um evidente contraste entre a verticalidade da torre, propriamente dita, e das torres de vigia, com a acentuada horizontalidade das ameias. O pintor traduz toda a imponência do monumento, sem fazer perder a graciosidade das suas linhas, salientando os delicados rendilhados da pedra, através de um desenho minucioso e de inexcedível perfeição, e de uma apurada técnica pictórica. O céu de um azul diluído, mas luminoso, cortado por nuvens que se espraiam no sentido oblíquo, adelgaçando-se, em perspectiva, para a esquerda, serve como vasto pano de fundo, realçando os pormenores da alta estrutura de pedra.
     Revelam-se, intensos, os contrastes lumínicos: a face lateral, em plena luz, faz destacar a brancura da pedra, por oposição às zonas de sombra. Breves manchas de vegetação introduzem uma nota cromática existente.
     Contra os diluídos montes da outra margem do Tejo, destacam-se alguns mastros e a vela de uma embarcação, que não se encontra visível, a nossos olhos.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005
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