Estudo para Lavadeira

Estudo para Lavadeira
 
Aguarela sobre papel
30 x 20 cm
António José Vieira RG
     É provável que este esboço de uma jovem lavadeira tenha servido como trabalho preliminar para a representação da personagem de Clara do romance As Pupilas do Senhor Reitor, ilustrado pelo artista.
     Embora se trate de um simples estudo, a figura possui uma insinuante expressividade. A intensa luminosidade que a envolve, a dinâmica do corpo, dão-lhe uma vida própria, destacando-a do branco envolvente do papel de suporte da composição. Existe uma perfeita coordenação em todos os movimentos que executa com extrema graciosidade. O corpo inclina-se para a frente, acompanhando o trabalho das mãos que torcem a peça de roupa e as pernas prendem a saia e o avental, formando largas pregas que acentuam ainda mais a silhueta feminina. Dir-se-ia que podemos ver os pingos de água a escorrer, de tal modo o realismo da situação se comunica ao observador. O nosso olhar é levado a observar a perfeição das feições que se apresentam de perfil, um meio sorriso iluminando-lhe o rosto, os olhos dirigindo-se para um espaço virtual, fora da imagem.
     A forte incidência de luz, projectando-se da direita, estabelece um significativo contraste com as zonas do corpo que se encontram na sombra. A leve mancha de um azul transparente sugerindo a água que cobre os pés, revela-se de um efeito surpreendentemente sugestivo.
     As cores vivas de vermelho, azul escuro e castanho estabelecem um forte contraste com o branco da camisa e do avental, tornando a figura um elemento extremamente apelativo, de agradável visualização.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005
 
◄ Voltar para:    Gentes e costumes     Glossário