Óleos sobre tela (Dimensões: 4,820 m x 2,700 m e 4,500 m x 2,070 m)
1993-07-25 - Notícias Magazine - Palácio S Bento
1945 O Palácio de S. Bento, por Joaquim Leitão (Painéis nas páginas 58-65, descrição nas págimas 102-103)
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Tríptico do lado da Assembleia Nacional:
As Cortes de Leiria (Séc. XIII)
Pela primeira vez se pode assegurar a presença nas Côrtes dos representantes do Povo – os Procuradores dos Conselhos, os primeiros Deputados.
Além do Clero, com as suas insígnias – as Cruzes, os Báculos e as Mitras –, da Nobreza, com as suas armas – as espadas, as lanças e os escudos –, pela primeira vez aparece o Povo com os seus direitos assegurados e escritos, nos Forais.
Painel da esquerda:
O Clero
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Ocupa, em relação aos Nobres, ao Rei e ao Povo, o lugar que sempre ocupou nas Côrtes Portuguesas, segundo as plantas mais antigas.
Representam-se neste painel, junto da capela de S. Pedro, os Arcebispos, os Bispos, o Abade de Alcobaça, os diáconos, os Mestres das Ordem Militares de Santiago, do Templo e de Aviz (ainda então com a cruz encarnada), o Prior da Ordem do Hospital, o Prior dos Pregadores (Dominicanos) e o Guardião dos Frades Menores (Franciscanos). Cruzes Procissionais, Pálio Rico, Círios, Caldeirinha e Incensário.
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Painel do centro:
O Rei
e o Povo
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O Rei D. Afonso III, de espada cingida e Ceptro na mão, sentado no seu Trono, rodeado dos funcionários do seu Palácio: o Canciller, o Superjudex, o Alferes-menor, o Vice-mordomo, o Reposteiro-Mor, o Capelão e os Físicos, segundo as práticas leonesas e a maneira francesa, que o "Bolonhez", após a sua longa permanência na Côrte de Paris, não deixaria de adoptar em Portugal.
No primeiro plano, conscientes da sua força nascente, os Procuradores dos Conselhos - os primeiros deputados -, com seus Forais na mão, instrumentos da sua força nascente.
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Painel da direita:
A Nobreza
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Os Ricos-Homens, os Infanções, os Cavaleiros, os Escudeiros e os Condes, com suas armas e suas signas, os seus pendões, as suas flâmulas e os seus estandartes. Os Falcoeiros e os Págens, com os rafeiros do Alentejo e os molossos de Castro Laboreiro.
Ao fundo, o Castelo de Leiria – ainda então românico.
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Tríptico do lado da Câmara Corporativa:
Alegorias à Indústria, à Arte, Ciência e Humanidades, à Agricultura e Comércio (Séc. XV)
A grande tradição corporativa encontra-se, iconograficamente, mais documentada no Século XVI. Porém, para assegurar maior unidade aos dois Trípticos, eu quis ainda neste, manter o caracter medievo. Suponho que não será difícil de imaginar enquadrada no final da Idade Média a gente que se escolheu para animar a parede.
Painel da esquerda:
A agricultura
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A Lavra, a Sementeira, os Gados, os Frutos. É indispensável cingirmo-nos às coisas, aos produtos e aos animais possíveis da época e à verosimilhança e simultaneidade dos factos representados.
De todos os elementos iconográficos e etnográficos, julgo serem os deste Painel os mais seguros; São alguns copiados de objectos e alfaias contemporâneos que condizem, em absoluto, com os documentos da época, como o velho arado romano, os ceifões, a enxada, o jugo, e, como o cesto, certamente o tarro também.
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Painel do centro:
A indústria
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O Pescador, o Ferreiro, a Fiandeira, o Carpinteiro, o Cordoeiro, o Alvanéo, o Sapateiro, o Oleiro, o Cerieiro, o Atafoneiro, o Armeiro, o Padeiro, o Sombreireiro, o Alfaiate, etc, com as suas insignias e bandeiras.
Ao centro, o Arquitecto, representando, talvez, a Arte e a Ciência, e o Letrado, que simbolizará os estudos das Humanidades e da Filosofia.
Centrando o Painel e o Tríptico, a imagem de São Vicente, patrono de Lisboa; da Lisboa já então, e definitivamente, cabeça da Nação.
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Painel da direita:
O comércio
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Os Mercadores do Norte e do Levante, com os seus cofres, os seus potes de especearias, as suas jóias e as suas fazendas; os Vinhos e os Cereais que se exportam; As Urcas e as Naus de Comércio e os Transportes terrestres. |
Ver a Memória Descritiva
Ver mais sobre Escadaria Nobre do Palácio de S. Bento
Triptico intitulado "A defesa da Pátria"
Tríptico intitulado "A Prosperidade da Nação"
Palavras de Martins Barata na visita às pinturas do Palácio de S. Bento em Olisipo de Abril de 1950
Alguns estudos para a realização destes painéis
1 |
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Estudo, a gouache, do Tríptico A
(do lado da Câmara dos Deputados), na escala 1:20
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2 |
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Estudo, a gouache, do Tríptico B
(do lado da Câmara Corporativa), na escala 1:20
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3 |
Estudo do tríptico A,
a negro, na escala 1:10
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4 |
Estudo do tríptico B,
a negro, na escala 1:10
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5
6
7
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Estudo do painel do clero, dos procuradores do povo
e dos nobres
na escala 1:5
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8
9
10
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Estudo do painel da agricultura, da indústria
e do comércio
Óleo sobre maderia, na escala 1:5
(Ministério da Agricultura, Pescas e Alimentação)
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11 |
Estudo do painel do clero, a negro, na escala de 1:5
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Um Bispo de Lisboa
Óleo sobre tela
88 x 82,5 cm
♦ Cat. 1988: 031
JMBC
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||
Estudos do Painel: O Clero
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||
Estudos do Painel: O Rei e o Povo
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||
Estudos do Painel: A Nobreza
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||
Estudos do Painel: A agricultura
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||
Estudos do Painel: A indústria
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||
Estudos do Painel: O comércio
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||
Estudos de cabeças
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12 |
Homem do pendão, óleo
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13 |
Mercador
negro e pastel
|
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14 |
Homem de perfil, inaproveitada, negro e pastel
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15 |
Ganhão semeador,
negro e pastel
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16 |
Nobre do manto azul
negro e pastel
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17 |
Velho
inaproveitada
negro e pastel
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18 |
Diácono do hissope,
negro e pastel
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19 |
Procurador
de perfil
negro e pastel
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20 |
Pastor
negro e pastel
Palácio Nacional da Ajuda
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21 |
Procurador, de perfil, negro e sanguínea
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22 |
Dominicano, negro e sanguínea
|
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23 |
Bispo do pluvial verde
negro e sanguínea
♦ Ver em Museu Nacional Grão Vasco
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24 |
figura não aproveitada, negro e sanguínea
|
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25 |
Mestre do Templo
negro e sanguínea
|
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26 |
Pescador
negro e sanguínea
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27 |
Procurador, negro e sanguínea
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28 |
Ferreiro
negro e sanguínea
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29 |
Procurador
não aproveitada
negro e sanguínea
♦ Ver em Museu Nacional Grão Vasco
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30 |
Nobre do manto amarelo,
negro e sanguínea
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31 |
Nobre do manto vermelho,
negro e sanguínea
♦ Cat. 1988: 036
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32 |
Franciscano
negro e sanguínea
65 x 48 cm
♦ Cat. 1988: 028
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33 |
Mesteiral, negro e sanguínea
|
|
34 |
Pajem, negro e sanguínea
|
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35 |
Pajem, negro e sanguínea
|
|
36 |
Mestre de Aviz
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|
37 |
Nobre, negro e sanguínea
|
|
38 |
Fiandeira
negro e sanguínea
47 x 36 cm
♦ Cat. 1988: 044
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|
39 |
Mestre de Santiago
negro e sanguínea
|
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40 |
Cisterciense
negro e sanguínea
|
|
41 |
Pajem da bandeira, negro e sanguínea
|
|
42 |
Rei
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
43 |
Bispo de casula vermelha
negro e sanguínea
|
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44 |
Homem de armas, negro e sanguínea
(ou estudo 047 ou 079)
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45 |
Procurador do manto violeta, negro e sanguínea
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46 |
|
Conde, negro e sanguínea
|
47 |
Homem de armas, negro e sanguínea
|
|
48 |
Mesteiral, negro e sanguínea
|
|
49 |
Armeiro, negro e sanguínea
|
|
50 |
Pajem, negro e sanguínea
|
|
51 |
Arquitecto
negro e sanguínea
|
|
52 |
Velho nobre, negro e sanguínea
|
|
53 |
Sapateiro
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
54 |
Pajem dos cães
|
|
55 |
figura não aproveitada, negro e pastel
|
|
56 |
Bispo de casula amarela, negro
|
|
57 |
Mesteiral, negro
|
|
58 |
Mercado sentado
negro
|
|
59 |
Nobre
negro
|
|
60 |
figura não aproveitada, negro
|
|
61 |
Nobre da túnica verde, negro
|
|
62 |
Escrivão, negro
(ou estudo 62 ou 70?)
|
|
63 |
Procurador do manto branco,
negro
|
|
64 |
Procurador do manto castanho
negro
|
|
65 |
Procurador do tabardo castanho
|
|
66 |
Procurador,
negro
|
|
67 |
Procurador, negro
|
|
68 |
figura não aproveitada, negro
|
|
69 |
Procurador, negro
|
|
70 |
Escrivão, negro
|
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71 |
Homem da cúria régia
negro (Carvão sobre papel)
30 x 23 cm ♦ Ver em Museu Municipal Vila Franca de Xira
Inv. nº D - 32
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72 |
Alferes menor,
negro
|
|
73 |
Homem da cúria régia, negro
|
|
74 |
figura não aproveitada, negro
|
|
75 |
Ganhão da enxada,
negro
|
|
76 |
Homem do pendão,
negro
|
|
77 |
Nobre, negro
|
|
78 |
Escudeiro real
negro
|
|
79 | Homem de armas, negro | |
80 |
Imaginário,
negro e sanguínea
|
|
81 |
Procurador, negro e sanguínea
|
|
82 |
Mesteiral, negro e sanguínea
|
|
83 |
Falcoeiro, negro e sanguínea
|
|
Um Procurador | ||
Um procurador
61 x 48 cm / 41 x 37 cm - estudo nº ?
MERG / Forte de S. Julião da Barra
|
||
Carregador | ||
Nobre | ||
Um pajem | ||
Rico-Homem | ||
Judex | ||
Procurador | ||
Um escudeiro | ||
Conde | ||
Nobre | ||
Procurador | ||
? | ||
Alferes-Mor | ||
Rico-Homem | ||
Notário / Vice-Chanceler | ||
Bispo | ||
Um procurador
51 x 36 cm - estudo nº ?
♦ Cat. 1988: 041
Forte de S. Julião da Barra
|
||
Cabeça para um Bispo | ||
Procurador (Atafoneiro) | ||
Outros estudos de cabeças
|
||
Estudos de figuras
|
||
84 |
Pastor
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
85 |
Estudo de nu do Pastor
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
86 |
Pajem dos cães
negro e sanguínea
Palácio Nacional de Queluz
|
|
87 |
Estudo de nu do Pajem dos cães
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
88 |
Rei
negro e sanguínea
Palácio Nacional de Queluz
|
|
89 |
estudo de nu do Rei,
negro
|
|
90 |
Franciscano
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
91
|
Estudo de nu do Franciscano
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
92 |
Pajem da bandeira
negro e sanguínea
|
|
93 |
Estudo de nu do Pajem da bandeira
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
94 |
Homem de armas, negro e sanguínea
|
|
95 |
Mercador de pé, negro e sanguínea
|
|
96 |
Fiandeira
negro e sanguínea
|
|
97 |
Homem do pendão
Clérigo
negro e sanguínea
|
|
98 |
Homem de armas
negro e sanguínea
|
|
99 |
Escrivão
negro
|
|
100 |
Letrado
negro
|
|
101 |
Armeiro
negro e sanguínea
|
|
102 |
Nobre do manto azul
negro e sanguínea
Palácio Nacional de Queluz
|
|
103 |
Nobre do manto amarelo
negro
Palácio Nacional de Queluz
|
|
104 |
Mercador, sentado
negro e sanguínea
|
|
105 |
Ganhão do arado
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
106 |
Semeador
negro e sanguínea
54,5 x 33 cm
♦ Cat. 1988: 042
Museu do Palácio da Assembleia da República
|
|
107 |
Procurador do manto branco
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
108 |
Carregador
negro
Palácio Nacional de Queluz
|
|
109 |
Nobre do manto vermelho
negro
Palácio Nacional de Queluz
|
|
110 |
Arquitecto, negro e sanguínea
|
|
111 |
Dois procuradores
negro e sanguínea
|
|
112 |
Procurador do tabardo castanho
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
113 |
Ferreiro
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
114 |
Procurador do manto castanho
negro e sanguínea
|
|
115 |
Ganhão do arado, aguarela
|
|
116 |
Pescador
aguarela
♦ Ver em Museu Marítimo de Ílhavo
|
|
Falcoeiro | ||
Mestre dos templários | ||
Mãos e pés, nús e calçados
|
||
117 |
Mãos do painel dos procuradores
óleo
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
118 |
Mãos do carregador
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
119 |
Mãos do ferreiro e do pescador
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
120 |
Mãos do painel do clero
negro e sanguínea
|
|
121 |
Mãos do painel do clero
negro e sanguínea
|
|
122 |
Mãos do semeador
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
123 |
Mãos do pagem dos cães
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
124 |
Mãos da fiandeira, negro e sanguínea
|
|
125 |
Mãos do painel dos nobres
negro e sanguínea
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
126 |
Mãos de um nobre e do pastor
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
Mãos dos mercadores
|
||
127 |
Bota do ferreiro
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
128 | ||
129 |
Botas do mercador sentado
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
130 |
Sapatos de procuradores
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
131 |
Sapatos de procuradores
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
132 |
Sapatos da fiandeira
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
133 |
Pés do pescador
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
Animais
|
||
134 |
Touro (cabeça)
aguarela
|
|
135 |
Cabra
aguarela
Palácio Nacional de Queluz
|
|
136 |
Falcão
aguarela
|
|
137 |
aguarela
|
|
138 |
Cães (não aproveitado), aguarela
|
|
139 |
Cão (não aproveitado), aguarela
|
|
Acessórios
|
||
140 |
Frutos e peixes, aguarela
|
|
141 |
Naus
negro
|
|
142 |
Imagens de santos
negro e sangínea
|
|
143 |
Golas do clero
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
144 |
Bolsa do mercador
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
145 |
Barrete do mercador sentado
negro
Palácio Nacional da Ajuda
|
|
Barrete do mercador em pé |
Artigos de Jornais:
1943-08-21 - Diário de Lisboa
1944-03-30 - O Século 1944-04-02 - Diário Popular 1944-04-02 - Novidades 1944-04-02 - O Comércio do Porto, por Júlio Dantas
1944-04-03 - A Voz
1944-04-03 - Diário da Manhã (1ª Página), por Fernando de Pamplona (texto)
1944-04-03 - Diário de Lisboa (1ª Página), por Artur Portela - (texto) (A melhor notícia) 1944-04-03 - Diário de Notícias (1ª Página) (texto)
1944-04-03 - Diário Popular (1ª Página), por Luís Reis Santos (texto)
1944-04-03 - Novidades (1ª Página)
1944-04-03 - O Jornal do Comércio 1944-04-03 - O Século (1ª Página), por M. S. 1944-04-04 - A Voz (1ª Página)
1944-04-04 - Correio do Minho
1944-04-04 - Diário da Manhã (1ª Página)
1944-04-04 - Diário de Notícias (1ª Página)
1944-04-04 - Jornal de Notícias (1ª Página)
1944-04-04 - Novidades (1ª Página), por Luís Chaves
1944-04-04 - O Jornal do Comércio 1944-04-04 - Comércio do Porto (1ª Página)
1944-04-04 - O Primeiro de Janeiro (1ª Página)
1944-04-04 - O Século (1ª Página)
1944-04-05 - Diário de Lisboa
1944-04-05 - Jornal de Notícias - Grande Oficial da Ordem de Santiago 1944-04-05 - República - Grande Oficial da Ordem de Santiago
1944-04-06 - Acção
1944-04-06 - Diário de Lisboa 1944-04-06 - A Voz
1944-04-06 - O Jornal do Comércio
1944-04-06 - O Comércio do Porto 1944-04-07 - Diário da Manhã 1944-04-07 - Diário de Lisboa (texto)
1944-04-08 - Correio da Estremadura 1944-04-08 - Diário da Manhã - Uma entrevista com Martins Barata, por Luís Reis Santos (texto)
1944-04-08 - O Século Ilustrado
1944-04-09 - Diário de Lisboa
1944-04-09 - Diário Popular
1944-04-10 - Jornal desconhecido
1944-04-12 - Jornal desconhecido
1944-04-12 - A Rabeca (Portalegre) - Outro Pintor Alentejano que se consagrou
1944-04-12 - Diário da Manhã - Uma obra grande que é uma grande obra, por Fernando de Pamplona
1944-04-12 - Diário Popular 1944-04-13 - O Século
1944-04-13 - Sempre Fixe 1944-04-13 - Vida Mundial Ilustrada 1944-04-14 - Diário da Manhã 1944-04-15 - Diário de Lisboa - Diário de Lisboa
1944-04-15 - Mensageiro de Bragança 1944-04-15 - Renascença 1944-04-16 - Diário da Manhã 1944-04-16 - Diário de Notícias 1944-04-16 - O Século 1944-04-16 - O Tempo 1944-04-16 - O Castelovidense
1944-04-20 - Acção - Os painéis de Martins Barata, por Franz-Paul Langhans 1944-04-23 - O Castelovidense (1ª Página) - Os painéis de Martins Barata, por João António Gordo
1944-04-29 - A Defesa - Dois Trípticos, por L. V. C.
1944-04-__ - Brotéria - Os painéis de Martins Barata
1944-05-__ - Defesa Nacional - Os trípticos de Martins Barata
1944-05-__ - Revista Turismo 1944-05-14 - O Castelovidense - Grande Oficial da Ordem de Santiago
1944-05-15 - Renascença, por Adelaide Félix 1944-06-__ - Stela (Fátima) - Ressurgimento da arte em Portugal 1944-07-20 - Acção - Os painéis de Martins Barata, por Franz-Paul Langhans (texto) 1944-08-27 - Notícias de Domingo (Lourenço Marques), por Teresa Leitão de Barros
1944-09-08 - Diário de Lisboa - Compra de estudos
1944-09-09 - A Voz - Compra de estudos1944-09-09 - O Comércio do Porto - Compra de estudos 1944-09-13 - A Rabeca - Compra de estudos 1944-09-24 - O Castelovidense - Compra de estudos
1944-12-31 - O Século - Colaboradores do Século (Paineis AN e Conservatório)
1945-01-01 - Diário da Manhã - Juízo do ano de 1944, por Fernando de Pamplona
1945-01-01 - O Comércio do Porto (1ª Página) - Ano de 1944, por Rocha Martins 1945-04-21 - Diário da Manhã (1ª Página) - Museu Histórico Bibliográfico da Assembleia Nacional 1945-04-25 - O Século
1945-05-07 - O Comércio do Porto - Quadros para o Museu Alberto Sampaio 1945-05-10 - Acção - Os tipos eternos da grei, por Fernando de Pamplona 1945-06-24 - Novidades - Monografia de Miranda do Douro 1945-08-01 - Asi Es (Madrid) - Martins Barata, Pintor de Razas, por M. T. P.
1945-09-27 - Jornal do Comércio - Ed. Noite
1945-11-04 - Novidades - Visita do Grupo «Amigos de Lisboa»
1946-__-__ - Revista Municipal - Lisboa - nº 26 - Museu Histórico e Biográfico da A. N.
1947-10-16 - O Castelovidense - Martins Barata
1947-10-23 - O Castelovidense - Os painéis de Martins Barata, por João António Gordo 1947-10-23 - O Castelovidense 1950-04- - Olisipo - Palavras de Martins Barata na visita às pinturas do Palácio de S. Bento
|
Curiosidade:
A única imagem feminina
representada é a de
sobrinha do pintor
(Estudo nº 038)
|
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Gravura de
|
Martins Barata ao pintar as telas numa sala do Palácio de S. Bento
No dia da inauguração
Ver outra fotografia e descrição
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Convite
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