Concepção e Temática
Na concepção e criação da obra de arte, apercebemo-nos de que a pintura de Roque Gameiro se pode analisar sob uma perspectiva dicotómica: por um lado ela traduz a objectividade do observador atento ao espaço visualizado do qual reproduz, com fidelidade, o mais ínfimo pormenor; todavia, o artista projectou-se esteticamente na obra que elaborou, pelo modo como apreendeu e interpretou o motivo seleccionado, ao nível do desenho, da perspectiva e do tratamento cromático; ele não se limitou a ser um mero executante, mas gerou e transmitiu, nos seus quadros, a noção de atmosferas muito particulares.
Apreciando as paisagens de amplos horizontes, o pintor deambulava em busca de panoramas campestres ou de aspectos do litoral. As nossas aldeias e os seus costumes tradicionais, assim como típicas cenas do quotidiano citadino constituíram, para ele, inesgotável fonte de inspiração. Instalando-se perante o referente seleccionado através da magia da cor, procedia à criação plástica.
Linearmente, podemos considerar que a temática preferencial do artista se circunscreve a estes quatro itens: o campo, o mar, a cidade e a figura humana. Porém tão sucintas palavras não poderão englobar a multiplicidade de variantes que ele encontrou para se expressar. A sua vida foi um constante encontro com o que era simples, verdadeiro e belo, e, por essa circunstância, cada motivo sobre o qual se debruçou traduz não só as aptidões do pintor, mas também a sua concepção pessoal da representação pictórica. A visualização do seu legado artístico expressará, melhor do que o discurso mais eloquente, o inexcedível valor do artista e o domínio da técnica da aguarela, da qual soube explorar as mais sugestivas potencialidades.
Maria Lucília Abreu
in A Aguarela na Arte Portuguesa, ACD Editores, 2008
|
► O Pintor e a Cidade: Porta lateral dos Jerónimos; Aqueduto das Aguas Livres; Torre de Belém; Rua de S. Miguel, em Alfama.
► A Paisagem: Colares, estrada do Corvo; Cintra, Quinta de Monserrate; A Ponte de Avô; Em S. Pedro do Sul; Luso; Serra da Estrela; Eugaria; Volta do mercado saloio.
► A habitação: Casa rústica em Minde; Uma Quelha em S. Romão; A capela da Arrifana; Em Almoçageme;
A Gruta do Sono; Praia das Maçãs; Praia Grande; Depois da tempestade; Gruta da Praia da Ursa; Grutas na Praia da Ursa; Interior da Fortaleza das Berlengas; Pedra da Papoa; Chuva no mar; Fortaleza das Berlengas vista da arriba; Nazaré; Praia da Nazaré; Nazaré; Nazaré à tarde; Arco da Adraga; Barcos em Vila Franca; A Foz do Alcoa; Barcos; Nazaré; Rio Minho;
► O retraio a aguarela: Auto-retrato; Retraio da esposa do Artista; Retrato da Mãe do Artista; Retrato da filha do Artista; Retrato de Mamia; Tia Teodora Guedes; Figura de Homem.
► Retrato a grafite: O homem do capote; Retrato de Júlio Dinis
Lavadeira; Estudo para o "Vira"; Estudo de mulher de Ovar; A moda que passa – estudo; Xaile antigo – estudo; Tricana; Bailarina; Sem Titulo.
Evocação de Lisboa no século XVI; Sem título; Sem título; Torre de Belém.
► Postais: "Damas e varões ilustres da Amadora"; I RG; Colecção Portuguesa; Soltos
► Estudos em aguarela
► Estudos em tinta da China
► Estudos em grafite