Camponeses da Beira-Baixa
Aguarela sobre papel
1939
Ver:
♦ Um Século de Pintura e Escultura em Portugal, de Fernando de Pamplona
♦ Dicionário de Pintores e Escultores Vol. III, por Fernando de Pamplona
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Raquel Gameiro ilustra nesta composição uma conjuntura social relativa a migrações sazonais de gente do povo, habitantes de zonas do país, mais desfavorecidas economicamente. Esta situação verificava-se, habitualmente, na época das ceifas, das vindimas e da apanha da azeitona.
Destaca-se, nos rostos dos camponeses, o desalento pela incerteza da situação vivida. A cabeça do homem inclina-se para o chão, como que impulsionada pelo peso de uma existência que os impele a andar de terra em terra, numa atitude de aceitação fatalista. As roupas que envergam atestam um estado de acentuada pobreza.
A pintora dá particular destaque a este grupo de figuras em função do espaço em que os inseriu: delineou-os através de um traço acentuado e por um conjunto de gamas tonais de castanho-escuro. Apenas algumas peças de roupa de um branco sujo cortam essa uniformidade e definem zonas de alguma luminosidade. Por detrás deste grupo a paisagem atenua-se numa indefinição de referente.
Maria Lucília Abreu
in A Aguarela na Arte Portuguesa, ACD Editores, 2008