|
À Hora do Lanche
Aguarela sobre cartão
1919
![]() |
A artista recriou uma cena de ambiente familiar em que todos os componentes se conjugam para nos transmitir uma sugestão de bem-estar e de conforto material.
Os elementos da imagem ordenam-se em função de uma perspectiva contrastante de planos horizontais e verticais, intensificada por oposições tonais. A figura feminina, indolentemente reclinada no canapé, enverga um vestido de cores claras, numa mescla de branco azulado que torna ainda mais vibrante o xaile da personagem que se encontra de costas para o observador. Entre o registo do reposteiro e o da carpete, aparenta existir uma continuidade através dos reflexos que aquele produz no chão brilhante.
Partindo da antinomia cromática que marca este contexto, podemos constatar que as cores frias fazem, espontaneamente, sobressair as gradações quentes: os vermelhos e os castanhos, assim realçados, induzem a noção de uma certa cordialidade proveniente do evidente conforto familiar. Essa harmonia induz-nos, subjacentemente, a percepcionar a cumplicidade que se adivinha existir entre as duas jovens.
Maria Lucília Abreu
in A Aguarela na Arte Portuguesa, ACD Editores, 2008

