Romance das Ilhas encantadas, O (1926)

                 Título: O Romance das Ilhas encantadas
                 Autor: Jaime Cortesão (1884-1960)
        Publicação: Lisboa : Aillaud : Bertrand, 1926
   Ilustrações de: Alfredo Roque Gameiro (1864-1935)
Descrição física:
                  Nota: Livro em PDF
           Colecção: Biblioteca histórias e historietas, 5
        Informação:

 

     Nesta publicação de Jaime Cortesão e que Roque Gameiro ilustrou, narram-se algumas lendas de delicioso sabor antigo. Trata-se de um pequeno livro que nos cativa pelo modo simples e directo de comunicar as ideias, às quais não falta, porém, elegância de forma. Por detrás do encanto de que as histórias se revestem, apercebemo-nos do objectivo didáctico que está subjacente à narrativa; um processo pedagógico de levar as crianças e jovens a interessarem-se por relatos de carácter histórico e lendário.
     De início, o autor dirige-se directamente aos jovens leitores, numa sucinta nota explicativa. "Ao leitor - Este romance que ides lêr, jovens amigos, não julgueis que de parte a parte o inventei, para depois vo-lo contar. Ele anda escrito, pedaço aqui, pedaço além, por velhos livros onde se recordam as histórias contadas pelo povo, nas idades antigas".1
     Os títulos dos capítulos são bastante sugestivos: A caçada de D. Froiaz, A infância dos marinhos, O infante navegador e os Marinhos. Este último inclui a lenda da formação da Lagoa das Sete Cidades.
     A edição esteve a cargo das livrarias Aillaud e Bertrand.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005
1 Cortesão, Jaime, Prólogo da colectânea de contos O Romance das Ilhas Encantadas, 1920, Lisboa, Livrarias Aillaud e Bertrand.
 
Ver também:
 

 (Pode clicar nas imagens para aumentar) 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Ver Original

Ver Estudo