Moda (A) do tempo que passa

 
A moda do tempo que passa
(estudo)
 
Aguarela sobre papel
32 x 18,5 cm
HRG
     Para ser mais convincente neste estudo em que se debruçou sobre a moda que segue a evolução imposta pelo tempo, o pintor serviu-se de uma figura de mulher que, também ela, viu o tempo alterar-lhe a fisionomia e, sobretudo, a postura corporal, revelando-se, ainda, esse envelhecimento físico nas mãos nodosas.
     O cromatismo está em sintonia com o tipo de vestuário usado em tempos já recuados; desdobra-se em tonalidades de negro que se atenua em certas zonas, através de manchas mais diluídas; abrem-se espaços de luminosidade e criam-se sugestões que permitem acentuar o brilho e a textura sedosa que são próprios do tecido de cetim, e, em simultâneo, individualizar as diferentes peças do vestuário.
     Para ser mais convincente neste estudo em que se debruçou sobre a moda que segue a evolução imposta pelo tempo, o pintor serviu-se de uma figura de mulher que, também ela, viu o tempo alterar-lhe a fisionomia e, sobretudo, a postura corporal, revelando-se, ainda, esse envelhecimento físico nas mãos nodosas.
     O cromatismo está em sintonia com o tipo de vestuário usado em tempos já recuados; desdobra-se em tonalidades de negro que se atenua em certas zonas, através de manchas mais diluídas; abrem-se espaços de luminosidade e criam-se sugestões que permitem acentuar o brilho e a textura sedosa que são próprios do tecido de cetim, e, em simultâneo, individualizar as diferentes peças do vestuário.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005
 
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