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Praia das Maçãs
Aguarela sobre papel
18 x 28 cm
1894
(Estudo para o quadro adquirido pelo
Museu de Arte Contemporânea de Madrid)
Museu de José Malhoa
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Rio das Maçãs
Aguarela sobre papel
35 x 50,3 cm
1894
Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía (Madrid)
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Nas frequentes deambulações efectuadas ao longo da costa, o artista captou várias cenas, de carácter diversificado. Neste contexto, num cenário de areia, mar, rio e falésias, um grupo de lavadeiras trabalha à beira do pequeno curso de água que sinuosamente se encaminha para o mar. Os movimentos sugeridos introduzem um expressivo dinamismo na composição.
O pormenor da figura da mulher ocupada nesta tarefa de lavar roupa aparece em algumas aguarelas de tema rural, muitas vezes como elemento que insere uma notação de vida na paisagem. Todavia, não é usual esta presença num espaço em que é perspectivada a zona litoral. É provável que se verifique essa circunstância dado que este local que o pintor focalizou, oferece uma multiplicidade de elementos num enquadramento em que estão presentes o mar e o rio.
A paisagem estrutura-se num plano que se projecta em perspectiva da esquerda para a direita; existe, contudo, uma faixa que se desenvolve em paralelo com a linha do horizonte a que corresponde a parte do areal confinando com o mar. A partir da falésia que desce gradualmente até à água, o horizonte alarga-se e permite ao olhar projectar-se até ao infinito, alcançando a estreita linha do mar revolto. A vastidão do céu, em leves tonalidades de azul que se mistura com nuvens ligeiras de um branco amarelado, torna-se mais pronunciada, conferindo à paisagem uma amplitude.
As manchas brancas da roupa estendida sobressaem sobre o verde da vegetação e sobre a tonalidade ocre claro da areia, abrindo pequenos espaços de luminosidade.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005