Interior da Fortaleza das Berlengas
Aguarela sobre papel
26,5 x 19,5 cm
Museu de Aguarela Roque Gameiro (Minde)
|
A viagem a Peniche e a visita ao arquipélago das Berlengas permitiram ao pintor criar algumas aguarelas cuja temática principal é a fortaleza, que observa sob diversos ângulos.
Neste caso, perspectivou a vista de um pátio interior já meio arruinado em que se encontram quatro pescadores. As diminutas figurinhas, ocupadas numa absorvente tarefa, tendo em conta as respectivas posições, captam de imediato o olhar que se eleva em seguida, ao longo das paredes abarcando, subsequentemente, a restante composição.
Domina um cromatismo dentro da gama tonal de amarelos, castanhos e vermelhos alaranjados que percorrem uma escala gradativa, cortada somente por algumas manchas de verde e de azuis esbatidos, por vezes ligeiramente escurecidos em colorações de cinzento. A configuração das paredes que se opõem em posição angular, obedece a um enquadramento vertical bastante acentuado, destacando-se volumetrias e outras configurações geométricas que lhes conferem um acentuado dinamismo em função dos contrastes que apresentam. O triângulo formado pela superfície do céu de ura azul diluído parece encontrar paralelismo num geometrismo idêntico do solo em cujo rebordo se encontra o grupo formado pelos três homens.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005