Gruta na Praia da Ursa
Aguarela sobre cartão
33 x 26,5 cm
Museu de Aguarela Roque Gameiro (Minde)
|
Este amontoado dantesco de penhascos de estranhas configurações é visualizado numa dicotomia contrastiva de valores de luz e de sombra. O foco luminoso que inunda a caverna de um tom branco-amarelado provém, prioritariamente, de uma abertura existente no cimo; de uma outra entrada, à direita, entram, ainda, uns esmaecidos laivos de claridade. A luz espalha-se em redor e reflecte-se nas formas dos penedos e nas rochas de mais reduzidas proporções, destacando umas formas e criando campos de sombra noutras que, por contraste, se evidenciam, enquanto que gera estruturas bizarras, ou acentua as já existentes. Na zona mais intensamente iluminada, os rochedos são demarcados em colorações muito esmaecidas, apenas perceptíveis.
A paleta cromática não é muito variada, dado que o pintor joga, sobretudo, com gamas tonais de amarelos e azuis que, aqui e ali, tomam uma tonalidade esverdeada. Deduz-se que essa economia resulta de uma intencionalidade bem definida, a de enfatizar a estranha estrutura da gruta.
Maria Lucília Abreu
in Roque Gameiro - O Homen e a Obra, ACD Editores, 2005