Início  >  Alfredo Roque Gameiro  >  Obras  >  As Pupilas do Senhor Reitor

 

A Ilustração:

As Pupilas do Senhor Reitor

 

Colecção do Museu de Arte Moderna da Fundação Calouste Gulbenkian,

em depósito no Museu de Aguarela Roque Gameiro (Minde)

 

     Roque Gameiro revela na ilustração da edição da obra de Júlio Dinis cujo subtítulo é "Crónica de Aldeia", a grande capacidade que tinha de adequar as imagens ao texto e de compreender inteiramente a mensagem do escritor. Recriou a aldeia idealizada pelo escritor a partir dos ambientes rurais do Minho e do Douro. Aí fez pesquisas para localizar a área onde decorrera a acção do romance de maneira a ilustrar condizente com as descrições que o autor fazia das paisagens. Comprou utensílios e trajes usados na época para melhor os poder descrever. Todo o seu trabalho de ilustrador revela o investigador atento. Roque Gameiro tomou como modelos, para representar as personagens Clara e Margarida a filha Raquel e a sobrinha Hebe Gomes.

     Numa entrevista dada ao Diário de Lisboa, Roque Gameiro contesta a algumas perguntas sobre o local onde decorreu a acção das Pupilas do Sr. Reitor:

"... Convencido de que o fundo do cenário não podia ser Ovar (...), palmilhei, de recanto a recanto, o norte todo. Encontrei em Santo Tirso - onde Júlio Dinis também esteve várias vezes e onde residiu demoradamente -, a paisagem que se ajustava, com uma realidade de entusiasmar, às descrições do romance."

in Roteiro do Museu de Aguarela Roque Gameiro

 

 

 

 

"Ó rio das águas claras, que vaes correndo p'ro mar"

 

Aguarela

31 x 22 cm

 

 

 

 

 

 

 

 

"Este Cavalheiro era João Semana"

 

Aguarela

34 x 25 cm

 

"De que se ri?

- Perguntou Daniel,

voltando-se"

 

Aguarela

34 x 25 cm

 

 

 

 

 

 

 

"À porta das duas irmãs estava sempre sentada a caridade"

 

Aguarela

35 x 26 cm